Fechar
GP1

Brasil

Rejane Dias quer auxílio para dependentes de profissionais da Saúde

Para que o dependente receba o auxílio é necessário que o funcionário tenha sido exposto ao vírus no exercício das funções profissionais.

A deputada federal Rejane Dias (PT) apresentou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados para que dependentes de profissionais da saúde que faleçam em decorrência da covid-19 ou com causas relacionada à doença recebam um auxílio. O PL foi apresentado no último dia 17 de abril e tem autoria de diversos parlamentares.

De acordo com o texto, além dos profissionais de saúde, estão inclusos na lista profissionais de segurança privada e vigilância, alimentação hospitalar, recepção, administração hospitalar, lavanderia e limpeza. Para que o dependente receba o auxílio é necessário que o funcionário tenha sido exposto ao vírus no exercício das funções profissionais.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Rejane DiasRejane Dias

Ainda conforme o PL, após o oito, a renda familiar não pode ser superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social. O auxílio será de um salário mínimo para cada dependente. Para cônjuge sem filhos ou com filhos maiores de 21 anos, o benefício será pago por dois anos. Para os filhos, o valor deve ser pago até completar 21 anos.

“Neste momento, estes profissionais representam defesas estratégicas indispensáveis do país e estão expostos a riscos que incluem o de morte. É fundamental lembrar do crescimento, no âmbito do trabalho em saúde no Brasil, do número de trabalhadores sem garantias trabalhistas”, diz a justificativa.

“Valorizar o trabalho destes profissionais e reconhecer a importância que desempenham em um contexto como o de uma pandemia das proporções a que estamos assistindo, em que os riscos cotidianos inerentes às suas profissões são multiplicados, não pode ficar restrito ao aplauso e não é apenas uma postura acertada por parte do Poder Público: trata-se de uma estratégia de segurança e defesa nacional contra uma ameaça invisível”, completa a justificativa dos deputados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.