Fechar
GP1

Brasil

Covidão: PF deflagra operação e cumpre 155 mandados em 8 estados do Brasil

Participaram da operação 400 policiais federais, servidores da Receita e da Controladoria-Geral da União.

Na manhã desta quarta-feira (18) a Polícia Federal deflagrou a Operação Reditus, segunda fase da Operação SOS, que tem com o objetivo combater desvio de recursos públicos na área da saúde. Conforme a PF, o objetivo da operação é investigar a contratação de organizações sociais para gerir hospitais púbicos no Pará. Foram cumpridos 155 mandados em 8 estados do Brasil.

A segunda fase da operação contou com a presença de 400 policiais federais, servidores da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União. Na manhã desta quarta foram cumpridos 95 mandados de busca e apreensão, 54 mandados de prisão temporária e seis mandados de prisão preventiva.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal no Pará, São Paulo, Goiás, Ceará, Amazonas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso.

R$ 1,2 bilhão

Conforme as investigações, os contratos ultrapassam R$ 1,2 bilhão e envolvem cinco hospitais regionais, quatro hospitais de campanha para enfrentamento da covid-19 e quatro organizações sociais.

As investigações apontam que o governo do Pará efetuava repasses de verba às organizações sociais e estas contratavam terceiros para prestar serviços nos hospitais. O grupo criminoso fazia a prática de “quarteirização”.

Os serviços eram superfaturados e muita vezes não eram prestados, e a verba retornava para os integrantes da organização criminosa, que lavavam dinheiro. As empresas foram proibidas de manter as atividades e tiveram seus bens sequestrados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.