Fechar
GP1

Brasil

Revalida 2020 teve índice de aprovação de apenas 7%

Dos 15.580 médicos formados fora do Brasil que fizeram o exame, apenas 1.087 conseguiram aprovação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 18 de setembro o resultado final da prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. Nesta última edição, apenas 7% dos inscritos foram aprovados.

Confira o link de acesso para o resultado

Dos 15.580 médicos formados fora do Brasil que fizeram o exame, 2.402 passaram na primeira fase, desses, apenas 1.087 conseguiram passar na segunda fase e obtiveram aprovação no Revalida.

Os médicos aprovados estão aptos a prosseguir com o processo de revalidação junto a uma instituição de ensino superior parceira. A lista das universidades que firmaram termo de adesão ao exame pode ser acessada no portal do Inep e no Sistema Revalida.

A segunda etapa do Revalida 2020 ocorreu nos dias 10 e 11 de julho, em 13 cidades brasileiras. No exame, os participantes realizaram tarefas específicas das áreas determinadas. Elas poderiam incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros.

Reprovação

Os candidatos reprovados na segunda etapa poderão se reinscrever diretamente nessa etapa pelas duas próximas edições do exame. Essa é uma novidade do Revalida 2020, uma vez que anteriormente era necessário realizar todo o processo desde o início.

O exame

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Aplicado pelo Inep desde 2011, o exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior.

Confira os número de participação e aprovação das últimas edições do Revalida:

Foto: Reprodução/InepNúmeros de participação e aprovação do Revalida desde 2020
Números de participação e aprovação do Revalida desde 2020
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.