Fechar
GP1

Brasil

Turismo e comércio de Capitólio sentem os efeitos de acidente

Comerciantes e donos de hotéis dizem que movimento já caiu.

As consequências do acidente que matou dez pessoas no cânion de Capitólio, a 288 km de Belo Horizonte, já são sentidas no turismo da cidade, com cancelamentos de diárias em hotéis, passeios e queda no movimento de estabelecimentos como bares e restaurantes.

O acidente ocorreu no sábado. As vítimas, que passeavam com lanchas no lago da represa de Furnas, foram atingidas por uma rocha que se soltou de um paredão na região dos cânions. No total, quatro embarcações foram atingidas.

Depois disso, a circulação de barcos e lanchas de passeio está proibida na represa. Às margens da rodovia que liga a cidade a Passos, restaurantes fechados indicam que os turistas já evitam o local, ao menos por enquanto. Nas marinas, as lanchas estão atracadas e quase não há movimento na represa. A região do acidente foi interditada pela Defesa Civil.

Dona de duas pousadas, Karla Cristiane Farias já viu as reservas caírem 50% em uma delas para a próxima semana. “Quem reservou para o final do mês ainda deve estar pensando”, diz, com esperança.

Um deslizamento de pedras registrado neste sábado (08) no Lago de Furnas, em Capitólio, MG, atingiu três embarcações com turistas. O Corpo de Bombeiros do município confirmou pelo menos 15 pessoas atingidas pela rocha até o momento. #PortalGP1 #GP1 #Lagodefurnas #MinasGerais

Posted by GP1 - O 1º Grande Portal de Notícias do Piauí on Saturday, January 8, 2022

Uma mulher que estava na represa e se feriu estava hospedada em sua pousada. Desde o acidente, ela tem evitado sair do quarto e cancelou o resto da viagem que faria na região, conta a proprietária.

Capitólio tem mais de 40 cachoeiras catalogadas, mas a represa e os cânions são seu cartão-postal. Há cerca de três anos, uma tromba d’água atingiu um grupo de turistas. Depois disso, as cachoeiras passaram a ser monitoradas. Algumas delas têm sirenes e funcionários vigiando as áreas mais altas dos cursos de água.

De acordo com Karla, o turismo na cidade “se desenvolveu muito rápido nos últimos cinco anos”. Ela diz que seu prejuízo não virá apenas dos quartos vagos das pousadas. Ela vende passeios nas atrações da cidade e recebe um porcentual dos lucros. O acidente na represa, diz, mostra fragilidades que precisam ser corrigidas.

No centro da cidade, as irmãs Beatriz Alves Soares e Talita Alves Soares também contabilizam as perdas. Elas abriram um café e restaurante em novembro e vinham contando com a presença de turistas para amortizar o investimento de quase R$ 200 mil. “Agora acho que vai ficar como se fosse movimento de baixa temporada, só com os moradores da cidade mesmo”, diz Beatriz. Já Talita diz que Capitólio ficou muito marcada pelo turismo aquático, o que não reflete a diversidade ambiental que o destino oferece.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.