Fechar
GP1

Brasil

Filho de Sérgio Cabral é alvo de operação no Rio de Janeiro

O grupo criminoso chegou a gerar prejuízo de 2 bilhões de reais à União em sonegação de impostos.

José Eduardo Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral, foi alvo da operação Smoke Free, da Polícia Federal, na manhã dessa quarta. A ação foi deflagrada contra uma organização criminosa especializada em comércio ilegal de cigarros.

De acordo com as investigações da PF e do Ministério Público (MPF), o grupo responsável chegou a gerar um prejuízo de R$ 2 bilhões à União em sonegação de impostos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Foto: Reprodução/TwitterFilho de Sérgio Cabral é alvo de operação da PF no Rio
Filho de Sérgio Cabral é alvo de operação da PF no Rio

Os agentes cumpriram mandados de prisão e apreensão no Rio de Janeiro. Além disso, a PF informou que a quadrilha fazia lavagem dos recursos para distribuir entre os envolvidos e fortalecer a organização, que contava até mesmo com um esquema particular de segurança, no qual participavam membros da polícia federal, polícia militar e dos Bombeiros.

De acordo com a investigação, iniciada em 2020, o grupo criminoso transportava e comercializava cigarros ilegais por outras organizações criminosas, tanto em áreas de tráfico quanto de milícias.

A 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro emitiu ordens de bloqueio de bens, avaliados em cerca de 300 milhões de reais. A operação contou ainda com ajuda da Homeland Security Investigations, do departamento de Defesa americano.

Os investigados irão responder pela prática de crimes de sonegação fiscal, duplicata simulada, corrupção ativa e passiva, duplicata simulada , evasão de divisas e lavagem de capital. Se condenados,as penas podem chegar a 66 anos de prisão.

Além disso, o grupo, que emitia notas fiscais falsas, precisou começar a lavar o dinheiro das transações no exterior para trazer ar de legalidade aos ganhos.

Quem é Jose Eduardo Cabral?

José Eduardo tem 26 anos e é filho do ex-governador com a primeira mulher, Suzana. É irmão do ex-deputado Marco Antônio Cabral, que não conseguiu se reeleger.

Ao saber da notícia, o pai, que segue preso no Batalhão Especial Prisional (BEP), passou mal e chegou a desmaiar na cela. Cabral teve de ser atendido em uma unidade de saúde.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.