Fechar
GP1

Brasil

PT pode querer mudar diretrizes das Forças Armadas

Genoino considera que as propostas não seriam bem-recebidas, mas que precisam de boa articulação.

O Partido dos Trabalhadores (PT) pode querer mudar as diretrizes das Forças Armadas, segundo o ex-deputado federal José Genoino (PT), que em novembro de 2021, disse ao canal Opera Mundi, que a proposta sofreria resistência do Exército e do Congresso, mas propôs um “discurso forte” para “impedir reações”.

Entre as medidas sugeridas por Genoino, estão a eliminação do artigo 142 da Constituição, que trata do papel das Forças Armadas na ordem constitucional; reforma dos currículos militares; reorganização do Exército, que ficaria sob comando político; mudança na promoção dos oficiais; integração militar dos países latino-americanos, para fazer frente aos Estados Unidos; quarentena àqueles oficiais que venham a ocupar cargos públicos e diminuição de militares em funções políticas.

Genoino considera que essas propostas não seriam bem-recebidas, mas defendeu a imposição de uma nova política de Defesa. Na entrevista, ele admitiu que haverá reações de deputados, senadores e militares, mas defendeu uma boa articulação.

Guarda Nacional

Segundo o ex-chanceler e ex-ministro da Defesa Celso Amorim, o PT tem o objetivo de criar uma Guarda Nacional e “despolitizar” as Forças Armadas. “Não quero general de esquerda, mas legalista e consciente de seu dever”, afirmou Amorim, em setembro, durante entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.