Fechar
GP1

Brasil

Lula deve visitar Argentina, EUA e China até março de 2023

Segundo o futuro chanceler, o presidente eleito irá se reunir pela 1ª vez com o presidente da Argentina.

O futuro ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou durante coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) nesta quarta-feira (14), que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recomendou que ele "reconstruísse pontes" com países como Estados Unidos e China.

De acordo com o futuro chanceler, Lula deve visitar os EUA e a China no início do próximo ano. “Queremos com esses países ter uma relação intensa, produtiva, mas uma relação equilibrada, soberana, e desenvolver, dentro do interesse nacional, todas as possibilidades de cooperação e troca em todos os sentidos com esses países”, declarou.

Segundo ele, a primeira viagem diplomática de Lula deve ser para a Argentina, onde o futuro presidente irá participar da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), em 24 de janeiro. Após a Celac, Lula deve se encontrar em sua 1ª reunião bilateral com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O presidente argentino foi o primeiro chefe de estado a parabenizar pessoalmente Lula pela vitória nas eleições em outubro.

Vieira também mencionou a União Europeia (EU), a qual prometeu voltar com as negociações de um acordo comercial com o Mercosul. Ainda segundo o futuro ministro, a relação com os vizinhos latino-americanos, assim como os laços de cooperação com alguns países da África são prioridades do futuro presidente.

“Uma política de reconstruir pontes, em 1º lugar com nossos vizinhos sulamericanos, restabelecendo todos os mecanismos de contato e negociação, e em seguida, em nosso ambiente próximo, a América Latina em geral”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.