Fechar
GP1

Brasil

Diretor de novelas da Globo é afastado após acusação de racismo

Diretor de "Nos Tempos do Imperador" foi denunciado por Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues.

A TV Globo afastou o diretor artístico da novela Nos Tempos do Imperador, Vinícius Coimbra, após uma denúncia de racismo contra ele. O profissional, que iria dirigir a próxima novela das seis, Mar do Sertão, foi substituído por Allan Fiterman.

A informação foi divulgada pela colunista Carla Bittencourt, do site Notícias da TV, que revelou que a decisão foi oficializada na tarde da última terça-feira (15). Segundo a coluna, as atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues procuraram a direção da emissora para reclamar de posturas discriminatórias contra atores negros por parte do diretor e sua equipe.

Conforme a colunista, o diretor de entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, e o diretor de dramaturgia, José Luiz Villamarim, foram avisados sobre as denúncias das atrizes e afirmaram que tomariam providências.

Segundo as atrizes, Vinícius Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e fizeram segregação entre os atores. Documentos divulgados indicam que a equipe separava as pessoas entre elenco branco e elenco negro. Ainda segundo a denúncia, até camarins separados havia nos estúdios da novela Nos Tempos do Imperador.

Episódio da novela

Na queixa apresentada à emissora, as atrizes falaram da ocasião em que a novela falou sobre o "racismo reverso" em um episódio. A cena causou um pedido de desculpas da autora Thereza Falcão, contudo, as artistas afirmam que Vinícius Coimbra insistiu que elas e outros atores negros deveriam defender a produção em entrevista e nas redes sociais.

Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues estão sendo orientadas por um corpo jurídico e esperam o fim da investigação interna da Globo para decidirem se vão processar a emissora e Vinícius Coimbra na Justiça comum. Por causa do ocorrido, Cinnara, Dani e Roberta, ainda abaladas, estão fazendo tratamento psicológico e psiquiátrico.

O que diz o diretor

Procurado, o diretor afirmou, por meio de sua assessoria, que "o elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias".

Posição da Globo

A emissora também foi procurada, e disse apenas que não vai comentar o caso em razão do “compromisso de sigilo previsto no Código de ética”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.