Fechar
GP1

Brasil

Ciclone Extratropical deixa Rio de Janeiro em 'estágio de mobilização'

Fenômeno provoca ventania de até 100 km/h nos Estados do Sul e do Sudeste do País.

Um ciclone extratropical, que se formou na costa brasileira entre a noite de terça-feira, 9, e a madrugada de quarta-feira, 10, provocou quedas nas temperaturas, chuvas fortes e rajadas de ventos de até 100 km/h nos Estados do Sul e do Sudeste do País. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) emitiu alerta nesta quinta-feira, 11, nas redes sociais informando que a cidade está em "estágio de mobilização".

Por conta da mudança nas condições do tempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta semana alertas para diferentes regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná e também para São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo o Inmet, entre 4h e 5h a velocidade dos ventos atingiu 93,6 quilômetros por hora (km/h) na estação Forte de Copacabana, na zona sul da cidade. No mesmo local entre 2h e 3h da madrugada foi registrado vento de 76,7 km/h. Permanece alerta de perigo para a possibilidade de rajadas de mais de 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h em pontos do litoral. "Todo cuidado nessa manhã com ventos muito fortes", escreveu Paes.

Na quarta-feira, a forte ventania, em decorrência do ciclone extratropical, também chegou ao Estado de São Paulo. Por conta da instabilidade no tempo, o Corpo de Bombeiros registrou 196 pedidos para atender a ocorrências de quedas de árvores ao longo do dia na região metropolitana da capital paulista. No município de São Paulo, onde os ventos chegaram a 74 km/h, a Prefeitura informou que a Defesa Civil atendeu 38 ocorrências do tipo - e mais 15 de quedas de galhos. Duas pessoas ficaram feridas.

No Rio de Janeiro, a temperatura nesta quinta e também na sexta-feira não deve passar de 23ºC. A mínima prevista é de 15ºC. Há ainda alerta da Marinha para possibilidade de ressaca nos próximos dois dias, com ondas de até seis metros. A chuva deve parar até sábado, 13.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.