Fechar
GP1

Brasil

Venda de veículos leves e pesados cresceu 10%, diz Renavam

Para 2024, a Anfavea projeta aumento de 7% nas vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.

O mercado automobilístico brasileiro encerrou o ano de 2023 com um crescimento expressivo de 10% nas vendas de veículos, incluindo carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões. Até o dia 29 de dezembro, foram emplacados 2,309 milhões de veículos no país, representando um aumento de 9,9% em comparação com o ano anterior, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O mês de dezembro registrou uma média diária de 12,4 mil licenciamentos, com um pico no dia 22, quando 19 mil unidades foram emplacadas. Este aumento significativo foi influenciado pelas medidas de incentivo à compra de carros implementadas pelo governo, que resultaram na redução dos preços de modelos compactos no início do segundo semestre.

Apesar do crescimento geral, o setor de varejo continuou retraído devido às altas taxas de financiamento. Em contrapartida, as locadoras de veículos foram os grandes clientes do ano, renovando suas frotas e contribuindo para o aumento das vendas.

Para o ano de 2024, a Anfavea, associação das montadoras, projeta um crescimento de 7% nas vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Se essa projeção se confirmar, serão comercializadas 2,45 milhões de unidades no país, impulsionadas pela tendência de queda da taxa básica de juros.

Em resumo, o ano de 2023 foi marcado por um crescimento significativo no setor automobilístico brasileiro, apesar das dificuldades enfrentadas pelo varejo. As perspectivas para 2024 são positivas, com a expectativa de um novo aumento nas vendas de veículos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.