Fechar
GP1

Brasil

Polícia Federal prende ex-comandante da Força Aérea do Paraguai

A ação conta com cooperação da Secretaria Nacional Antidrogas e com o Ministério Público do Paraguai.

A Polícia Federal (PF) prendeu o ex-comandante da Força Aérea do Paraguai, Arturo Javier González Ocampo, na manhã desta terça-feira (05). O general foi preso em casa, onde recebeu a ordem de prisão. A Polícia Federal contou com a cooperação da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai e com o Ministério Público do Paraguai.

A prisão faz parte da operação Dakovo, que cumpre 25 mandados contra um grupo suspeito de negociar a compra e venda de 43 mil armas para os chefes das maiores facções criminosas do Brasil. Além de seis de prisão temporária e 52 mandados de busca e apreensão no Brasil, nos Estados Unidos e no Paraguai.

Na casa do ex-comandante Gonzales, a PF apreendeu armas e altos valores de dinheiro, que ainda serão contabilizados. No Paraguai, foram realizadas 11 prisões cumpridas até as 7h30 desta terça (5). Ainda de acordo com a investigação, o general seria o responsável pelo contato dos contrabandistas com funcionários do Dimabel.

Foto: Divulgação/ /Força Aérea do BrasilEx-comandante da Força Aérea do Paraguai preso em megaoperação da PF
Ex-comandante da Força Aérea do Paraguai preso em megaoperação da PF

A ação é do Grupo de Investigações Sensíveis da Bahia (GISE/BA), vinculado à Coordenação de Repressão ao Tráfico de Armas da PF em Brasília (CGPRE). Segundo a apuração, o grupo investigado movimentou R$ 1,2 bilhão no período de entrega das armas.

Quem é o ex-comandante da Força Aérea do Paraguai

Arturo Javier González Ocampo, de 57 anos, nasceu no dia 27 de março de 1966 na cidade de Pilar, localizado ao sul do Paraguai.

Segundo as informações da imprensa paraguaia, O'Campo comandou a Força Aérea do país até o mês passado, quando foi colocado na reserva pelo presidente Santiago Peña. Em 2021, foi nomeado comandante interino da corporação pelo então presidente paraguaio, Mario Abdo Benitez. O general foi efetivado no cargo no ano seguinte, quando Benitez ainda comandava o país.

De acordo com informações que constam no currículo de Ocampo, publicado no site da Força Aérea do Paraguai, o general é piloto aviador militar e teve a primeira promoção na corporação, para subtenente, em novembro de 1987.

Em novembro do ano passado, o então comandante da Força Aérea paraguaia esteve no Brasil para participar de comemorações alusivas ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.