Fechar
GP1

Brasil

Menina autista sofre bullying e é humilhada em escola no Rio

O episódio aconteceu na cidade de Natividade e foi gravado na última segunda-feira (27).

Um vídeo de uma adolescente com autismo sofrendo bullying no pátio de uma escola estadual causou revolta nas redes sociais nesta sexta-feira (31). O episódio aconteceu na cidade de Natividade, no interior do estado do Rio de Janeiro, e foi gravado na última segunda-feira (27).

O vídeo mostra um grupo de adolescentes ridicularizando a vítima, que está sentada. A menina autista tem seus cabelos puxados, enquanto outras adolescentes riem e filmam a situação. A vítima, chamada Vitória Fernanda, de 11 anos de idade, demonstra extremo incômodo com o bullying. Ainda é possível vê-la reagindo às tentativas de agressão e chorando. Além de portadora de transtorno do espectro autista (TEA), Vitória também é órfã.

A post shared by GP1 (@portalgp1oficial)

A hashtag #justiçaporvitoria chegou aos Trending Topics do Twitter nesta sexta-feira. Foi criado um perfil no Instagram com o nome @estamoscomvitoria e em poucas horas já tinha 21 mil seguidores. O perfil afirma ser um “movimento de luta contra todo e qualquer tipo de preconceito” e exibiu fotos e vídeos de um protesto realizado na manhã de hoje, no qual centenas de adolescentes e adultos foram às ruas de Natividade para pedir justiça para a jovem. Eles desfilaram com cartazes que abordavam a importância de combater o bullying. Nas imagens do protesto, é possível ver jovens pedindo um posicionamento da escola sobre o caso.

"A mãe dela faleceu, a avó também faleceu e quem cuida dela é a vizinha da avó. Vitória é autista, ou seja, olha só quantos traumas essa criança vem tendo. Justiça, só isso”, escreveu a cantora e empresária Kally Fonseca.

Transtorno do Espectro Autista

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A causa do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais. A interação entre esses fatores parece estar relacionada ao TEA.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.