Fechar
GP1

Brasil

Imagens do 8 de janeiro pressionam por CPMI e oposição fala em impeachment

O pedido foi reforçado nesta quarta-feira (19), após repercussão das imagens do Palácio do Planalto.

Após a repercussão das imagens que mostram a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nos atos do dia 8 de Janeiro, parlamentares da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usaram as redes sociais para reforçar o pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o episódio.

O deputado do Rio Grande do Sul, Marcel Van Hattem (Novo) chegou a pedir o impeachment de Lula, por suspeita de acobertar a ação do ministro-chefe do GSI, o general Gonçalves Dias. Segundo o parlamentar, o general colaborou na depredação que aconteceu.

“Imagens de dentro do Palácio do Planalto comprovam: ministro do GSI de Lula, General Gonçalves Dias, contribuiu para a depredação e está sendo acobertado pelo Governo. Lula não pode continuar presidente. CPMI do 8 de Janeiro e impeachment já”, manifestou o deputado.

Nos vídeos registrados pelas câmeras de segurança, é possível ver que o ministro do GSI estava presente no atentado. As imagens também mostram o momento em que as tropas recuam a barreira de contenção e não reagem à invasão. Em determinado momento é possível ver que os agentes oferecem água para os invasores.

A deputada federal de Santa Catarina, Julia Zanatta, também se manifestou sobre a repercussão das imagens. Ela ironizou a preocupação do governo com o ocorrido.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.