Fechar
GP1

Brasil

Deputado Kim Kataguiri aciona procuradoria contra chefe do GSI

Gravações mostram baixo contingente de segurança no Palácio do Planalto.

Nesta quarta-feira, 19, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) apresentou uma ação na Procuradoria-Geral da República contra o ministro Marco Edson Gonçalves Dias, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). O parlamentar acusa Dias de ter sido omisso em relação às medidas para prevenir os ataques que ocorreram na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro.

Recentemente, a CNN teve acesso exclusivo a imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, que revelaram que havia um baixo contingente de segurança no dia dos atos de vandalismo, com apenas dois integrantes do GSI presentes para conter os manifestantes. No entanto, eles não agiram para impedir os atos.

De acordo com a ação movida pelo deputado, o ministro cometeu crime de responsabilidade ao não tomar medidas para impedir os ataques, citando os artigos 4 e 8 da Lei 1.079, que determinam que "é crime de responsabilidade não dar as providências de sua competência para impedir ou frustrar a execução de crimes".

Kataguiri argumentou que as imagens de segurança deixam evidente que Dias cometeu crime de responsabilidade e também se omitiu em relação às providências que deveriam ter sido tomadas para evitar os ataques de 8 de janeiro, que colocaram em risco a segurança interna do país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.