Fechar
GP1

Brasil

Imagens mostram ministro do GSI no Planalto no 8 de janeiro

As cenas revelam como o GSI agiu naquela tarde, levantando suspeitas de colaboração com os invasores.

Novas imagens divulgadas pela CNN nesta quarta-feira, 19, mostram o ministro Gonçalves Dias, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), circulando e orientando os vândalos que depredaram o Palácio do Planalto em 8 de janeiro.

As cenas revelam como o GSI agiu naquela tarde, levantando suspeitas de colaboração com os invasores. Na ocasião, a sede do Supremo Tribunal Federal, a do Palácio do Planalto e a do Congresso Nacional foram invadidas. O material divulgado pela emissora destaca que integrantes do GSI recuaram no momento em que os primeiros manifestantes invadiram o Palácio do Planalto.

Foto: Reprodução/CNNMinistro Gonçalves Dias estava no Palácio do Planalto no momento da invasão
Ministro Gonçalves Dias estava no Palácio do Planalto no momento da invasão

Imagens divulgadas pela CNN nesta quarta-feira, 19, mostram uma viatura deixando o estacionamento do Palácio do Planalto minutos antes dos primeiros manifestantes entrarem. Além disso, membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) recuaram e formaram um escudo de proteção, antes de montarem uma barreira de isolamento a uma certa distância dos manifestantes.

As imagens ainda revelam que um segurança do local deixou seu posto durante as manifestações ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro. Além disso, membros do GSI foram vistos cumprimentando e entregando garrafas de água a alguns manifestantes, e um deles não reagiu ao ver um homem pegar um extintor. Esses detalhes levantam suspeitas de colaboração com os invasores que depredaram o Palácio do Planalto naquela tarde.

Deputado cobra instalação da CPMI do 8 de janeiro

Após a divulgação das imagens que mostram a atuação do GSI durante a invasão do Palácio do Planalto em janeiro deste ano, o deputado federal André Fernandes (PL-CE) reforçou a cobrança para instalação da CPMI do 8 de Janeiro. Segundo o parlamentar, "o GSI do Lula não apenas facilitou a entrada dos invasores no dia 8 de janeiro, como também os invasores receberam orientações do ministro chefe do GSI, Gonçalves Dias, escolhido por Lula", afirmou em seu perfil no Twitter.

A oposição esperava que a CPMI fosse instalada na terça-feira, 18, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiou a sessão para a próxima semana, como registrado pelo site Oeste.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.