Fechar
GP1

Brasil

Edital do Mais médicos é lançado com salário de R$ 12,3 mil

O edital foi lançado nesta segunda-feira (22) e as inscrições iniciam na próxima sexta-feira (26).

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (22) o edital para seleção de profissionais do Programa Mais Médicos. Serão ofertadas 5.970 vagas e as inscrições começam sexta-feira (26) terminando no dia 31 de maio.

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da União, as vagas serão distribuídas entre 1.994 municípios, mas a prioridade é levar boa parte desses profissionais selecionados para áreas de vulnerabilidade localizadas na Amazônia Legal. A bolsa-formação concedida é no valor de R$ 12.386,50.

Uma novidade é que o programa agora aumenta de três para quatro anos o período de vínculo do médico com o Mais Médicos, podendo ser prolongado. Além disso, o edital informa que o profissional poderá fazer curso de especialização em medicina de família e comunidade.

Os médicos nascidos no Brasil e formados no país serão priorizados na seleção. Profissionais formados no exterior, brasileiros ou estrangeiros, também podem ser convocados somente em vagas restantes.

Sobre o programa

Criado em 2013, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, o Mais Médicos foi relançado dia 20 de março pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e continua com o objetivo de suprir a carência de médicos em áreas interioranas e periféricas do país.

Atualmente, o programa busca priorizar profissionais brasileiros com formação no Brasil, diferente do programa original que contratava principalmente médicos estrangeiros e majoritariamente vindos da Cuba.

Com colaboração da repórter Rauena Pinheiro para o GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.