Fechar
GP1

Brasil

Dia do Cinema Brasileiro: confira os cinco melhores filmes nacionais

A data é comemorada desde 19 de junho 1898, quando as primeiras filmagens foram feitas no Brasil.

Neste dia 19 de junho, comemora-se 125 anos do Dia do Cinema Brasileiro, data instituída pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Essa data foi escolhida porque no dia 19 de junho de 1898, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto, considerado o primeiro cineasta nacional, fez aquelas que são consideradas as primeiras filmagens no Brasil, quando filmou a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a partir do navio francês Brèsil.

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) publicou em 2016 um livro que elenca os 100 melhores filmes brasileiros, em uma lista elaborada por críticos e estudiosos do cinema.

Confira os cinco primeiros filmes da lista:

5 - Terra em Transe (1967)

Sob a direção de Glauber Rocha, o filme foi vencedor do prêmio da federação da crítica internacional (FIPRESCI) no Festival de Cannes de 1967. Produzido em resposta ao golpe de 1964, esta obra do movimento Cinema Novo chegou a ser proibida no Brasil, mas não sem antes impactar a sociedade da época.

O filme está disponível em plataformas como Globoplay e MUBI.

4 – Cabra Marcado para Morrer (1984)

Esse filme documentário dirigido por Eduardo Coutinho teve as filmagens interrompidas em 1964, por conta do golpe militar e apenas 17 anos depois, foram retomadas. Trata-se de uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962.

A obra pode ser assistida na Globoplay.

3 – Vidas Secas (1963)

Este filme, baseado na obra homônima de Graciliano Ramos, foi dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Além disso, é o único filme brasileiro indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca. O filme é ambientado em 1941 e mostra a saga de uma família de retirantes que tenta sempre fugir da seca.

A obra pode ser assistida em plataformas como YouTube e Globoplay.

2 – Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

Esta é outra produção dirigida por Glauber Rocha e concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, assim como Vidas Secas. A obra narra a saga do sertanejo Manoel que, após matar um coronel, foge e acaba se unindo a um grupo religioso.

Pode ser conferido em plataformas como YouTube e Globoplay.

1 – Limite (1931)

Este filme é o único do diretor Mário Peixoto. Filmado em 1930, foi apresentado pela primeira vez em 17 de maio de 1931, no Cinema Capitólio, localizado na Cinelândia, na cidade do Rio de Janeiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.