Fechar
GP1

Brasil

Juiz manda soltar piauienses presas em aeroporto de SP com drogas no estômago

A decisão do juiz federal substituto Alexey Pere, da 2ª Vara Federal de Guarulhos, foi dada nessa sexta.

O juiz federal substituto Alexey Süüsmann Pere, da 2ª Vara Federal de Guarulhos, concedeu liberdade provisória às duas irmãs piauienses, Ingrid da Silva Castro, 23 anos, e Agatha da Silva Castro, 24 anos, presas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), no dia 28 de maio, ao tentarem embarcar para Paris com cocaína no estômago.

O magistrado destacou que o Ministério Público Federal se manifestou favoravelmente à concessão do benefício às piauienses, além da comprovação nos autos de que Agatha Castro tem 2 filhas menores de 12 anos.

Foto: Reprodução/InstagramAgatha Castro e Ingrid Castro
Agatha Castro e Ingrid Castro

Na decisão dessa sexta-feira (02), dada durante audiência de custódia, o juiz condicionou a liberdade das duas ao pagamento de um salário mínimo, para cada uma, além de outras medidas cautelares.

As piauienses estão proibidas de deixarem o país enquanto durar o processo, com retenção de seus passaportes e de se ausentarem de suas residências por mais de 08 dias sem autorização da Justiça; deverão comparecer mensalmente ao Juízo de seu domicílio para justificar suas atividades, e a todos os atos da instrução sempre que convocadas, manter atualizados seus endereços, informando sempre que houver mudança de residência, ainda que provisória e receber intimações por via eletrônica (e-mail ou Whatsapp), para o que deverão informar seus dados de contato quando comparecerem para prestar compromisso.

Por fim, foi determinado o recolhimento do pagamento das as fianças com a expedição dos respectivos alvarás de soltura.

Entenda o caso

Ingrid da Silva Castro e Agatha da Silva Castro, naturais de Teresina, foram presas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), transportando cápsulas de cocaína no estômago. Conforme a Polícia Federal, as jovens foram flagradas ao tentar embarcar para Paris, na França, na noite do último domingo (28).

O entorpecente foi identificado por meio de exames de imagem e logo que a droga foi detectada, a Polícia Federal encaminhou as duas irmãs para a unidade hospitalar mais próxima, devido ao risco de morte. No hospital, a equipe de saúde responsável teve que adotar um procedimento para que a droga fosse expelida do corpo com segurança.

Ingrid da Silva Castro e Agatha da Silva Castro residem no Parque Progresso II, conjunto Renascença, localizado na zona sudeste de Teresina.

Prisão convertida

No dia 30 de maio, o juiz federal substituto Alexey Süüsmann Pere, da 2ª Vara Federal de Guarulhos, converteu em preventiva a prisão em flagrante das irmãs.

O magistrado destacou na decisão que “a prisão se impõe por conveniência da instrução criminal, para permitir, ao seu final, a aplicação da lei penal, já que não há vínculo comprovado das indiciadas com o distrito da culpa, e elas foram flagradas no momento de deixar o país com considerável quantidade de entorpecente, portanto, com contato com grupo criminoso no exterior que poderia acolhê-las em face do risco de imposição de elevada pena, sendo evidente o perigo de evasão caso prematuramente colocadas em liberdade”.

Irmãs tiveram pai executado neste ano

O pai de Agatha e Ingrid, Clemilton Pereira Castro, 42 anos, mais conhecido como Miltinho, foi assassinado com mais de 10 disparos de arma de fogo, enquanto dormia em uma rede, em casa, no conjunto Parque do Sol, zona sudeste de Teresina. O crime ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2023.

Vizinhos relataram à Polícia Civil que a vítima estava sozinha, quando os suspeitos entraram na casa e se depararam com Clemilton deitado na rede, na sala. Foram efetuados mais de 10 disparos de arma de fogo, a maioria na região do rosto, e os demais atingiram braço, peito, pescoço e boca.

Em seguida, os suspeitos fugiram correndo pela rua e os vizinhos acionaram a polícia. Clemilton Pereira Castro já era conhecido pela prática de crimes e a principal suspeita é que a morte dele tenha relação com dívida de tráfico de entorpecentes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.