Fechar
GP1

Brasil

Anatel amplia requisitos para combater pirataria Smart Box TV

Segundo a agência, os novos requisitos pretendem combater a pirataria de obras audiovisuais.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ampliou, nessa quinta-feira (14), os requisitos técnicos para avaliar a conformidade de Smart Tv Box. O intuito é combater a disseminação de equipamentos voltados à pirataria de obras audiovisuais e que colocam em risco a segurança de usuários e das redes de telecomunicações.

Segunda a agência, as TV Boxes “têm sido utilizadas para instalação de aplicações que permitem o acesso indevido a conteúdos audiovisuais, desrespeitando a legislação de direitos autorais”.

Foto: Fátima Meira/ Futura Press/ Estadão ConteúdoAnatel
Anatel

Além disso, a medida pretende combater também a chamada “vulnerabilidade de segurança cibernética”, pois de acordo com a Anatel os aparelhos que não estão em conforme com as regras possuem porta de comunicação que pode ser usada para ataques cibernéticos como: a invasão da rede local do usuário, o roubo de informações pessoais e o ataque de negação de serviço.

A nova metodologia de avaliação contempla as seguintes verificações:

· Existência de algum software ou aplicativo instalado por padrão no produto que esteja em lista de equipamentos ou softwares irregulares publicada ou endossada pela Anatel;

. Existência no produto de qualquer software, aplicativo, funcionalidade ou instruções que indiquem a violação de direitos autorais de conteúdo audiovisual;

· Se o equipamento é fornecido com facilidades para alteração de características de seu sistema operacional (modo root) ou se permite a instalação de aplicativos de terceiros não verificados em loja oficial, o que facilita a instalação de aplicações piratas pelo usuário comum;

· Se constam, em páginas da internet do fabricante ou do seu representante nacional, no manual do produto ou em qualquer outra documentação relativa ao equipamento, informações ou instruções sobre à utilização, atualização ou instalação de softwares ou aplicativos destinados ao acesso ilícito a conteúdo audiovisual.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.