Fechar
GP1

Brasil

Mercado mantém projeção da inflação para 2023

Além disso, a expectativa para os analistas de mercado é que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2,24%.

Após oito semanas de previsão de queda da inflação, os analistas de mercado mantiveram a expectativa da inflação da semana passada no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (17), pelo Banco Central.

O Boletim Focus é um relatório que registra a expectativa do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o indicador oficial da inflação, a projeção para 2023 permanece em 4,95%, mesmo índice da semana anterior.

Além disso, os analistas de mercado também mantiveram a projeção de que a taxa de juros encerrará 2023 em 12%. Atualmente, a Selic, fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco do Brasil, está em 13,75%.

Quanto ao câmbio, o Boletim Focus também manteve a projeção de que o dólar fechará o ano cotado a R$ 5.

Por outro lado, para o crescimento da economia, houve um ajuste positivo em relação à semana passada. Agora, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2,24%, em comparação com a projeção anterior de 2,19%.

Vale ressaltar que o Boletim Focus é divulgado toda segunda-feira e resume as estatísticas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, inflação, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.