Fechar
GP1

Brasil

Arthur Lira quer negociar com Bolsonaro apoio do PL para a reforma tributária

O presidente da Câmara afirmou à Band News, nesta quinta-feira (6), que pretende ligar para Bolsonaro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira (6) que pretende ligar para o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e “fazer um apelo”, pedindo que ele oriente os deputados do PL a votarem “de acordo com o que pensam do texto”. A votação está prevista para acontecer até a sexta-feira (7), mas vale lembrar que já foi adiada algumas vezes.

“Que dê oportunidade aos parlamentares desse partido — que é um partido importante, com 99 parlamentares —, para que eles possam expressar-se de acordo com o que pensam do texto, e não com a posição político-partidária de debates entre opostos”, disse Lira em entrevista à Band News.

O presidente da Câmara dos Deputados justificou a vontade de ligar para Bolsonaro dizendo que “certamente, o posicionamento de um ex-presidente da República tem muito peso”. Ao longo da semana, Lira tem afirmado que a matéria é importante para o avanço econômico do país, e reforçado o pedido do fim da politização do tema.

Por outro lado, Bolsonaro, que também vem falando sobre o tema desde a terça (4), já disse que o texto da reforma tributária é “um soco no estômago dos mais pobres” e chamou de “PEC da Discórdia”.

Ainda de acordo com Lira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e os senadores Rogério Marinho (PL-CE) e Ciro Nogueira (PP-PI) também estão trabalhando para que o PL não oriente o voto contrário a reforma tributária.

Votação

A reforma tributária foi enviada ao Congresso em forma de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e para ser aprovada, precisa que 3/5 dos deputados votem favoráveis ao texto. Hoje, 3/5 dos deputados equivale a 308 votos.

O maior bloco da Câmara dos Deputados é formado pelo PP, sigla de Lira, e pelas seguintes legendas: União, PSDB, Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota. Juntos, os partidos têm 174 deputados. No grupo, as siglas que apresentam maior resistência à reforma são o União e PSDB.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.