Fechar
GP1

Brasil

Hacker Walter Delgatti é condenado a 20 anos de prisão

A condenação foi dada pelo juiz Ricardo Augusto Soares Leite, que condenou ainda outras seis pessoas.

A 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília condenou, nesta segunda-feira (21), Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker da Operação Lava Jato, a 20 anos e 1 mês de prisão, além de multa. Ele foi alvo da Operação Spoofing, que investiga vazamento de conversas de autoridades ligadas à Lava Jato em 2019.

Delgatti já se encontra preso, mas por conta de outra investigação, que apura a suspeita de que ele foi pago pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) para invadir sistemas eletrônicos do poder judiciário. A condenação desta segunda foi dada pelo juiz Ricardo Augusto Soares Leite, que condenou ainda outras seis pessoas.

O juiz afirmou que ficou comprovado que muitas autoridades foram hackeadas. "A amplitude das vítimas é imensa e poderia render inúmeras ocasiões de extorsões", escreveu o magistrado.

“Seus ataques cibernéticos foram direcionados a diversas autoridades públicas, em especial agentes responsáveis pela persecução penal, além de diversos outros indivíduos que possuem destaque social, bastando verificar as contas que tiveram conteúdo exportado. É reincidente, conforme comprova sua ficha criminal e possui outros registros penais“, continuou o juiz.

Também foram condenadas outras pessoas que atuaram com Delgatti, são elas:

Gustavo Henrique Elias Santos: 13 anos e 9 meses

Thiago Eliezer Martins Santos: 18 anos e 11 meses

Suelen Priscila De Oliveira: 6 anos

Danilo Cristiano Marques: 10 anos e 5 meses

Os condenados podem entrar com recurso da decisão do juíz Ricardo Augusto Soares Leite.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.