Fechar
GP1

Brasil

Distrito Federal cria primeira delegacia de proteção animal do Brasil

O espaço da unidade deve ser vinculado à Delegacia do Meio Ambiente, unidade especializada da PCDF.

Segundo informações publicadas do Diário Oficial da União desta terça-feira (22), o Distrito Federal ganhou a primeira Delegacia de Proteção Animal do Brasil. A unidade ficará localizada no Departamento de Polícia Especializada (DPE) e terá uma equipe completa de delegados, policiais e escrivães.

A criação da delegacia visa aumentar os meios de proteção aos animais e também atender as investigações dos crimes contra os bichos para que eles sejam investigados com mais qualidade. O espaço da unidade deve ser vinculado à Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), unidade especializada da Polícia Civil do Distrito Federal que apura crime contra o meio ambiente e os animais.

Com a novidade, serão realizadas nomeações na gestão da nova delegacia. O delegado João Maciel Claro vira coordenador da Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal. Já Douglas Fernandes de Moura se torna o novo delegado-chefe da Delegacia de Combate a Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente, da Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal, do local.

A Dema também passará por mudanças. A principal delas é que a delegacia mudará o foco da unidade, que agora deve ser especipara crimes ambientais.

Essa nova delegacia será criada após um registro de cerca de mil ocorrências de casos de maus-tratos e crueldade contra animais silvestres e domésticos nos últimos três anos. Um levantamento estatístico da Segurança Pública do DF informou que o número de casos assim vem crescendo desde 2019, registrando um aumento de 65%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.