Fechar
GP1

Brasil

Descriminalização das drogas não cabe ao STF, afirma Rodrigo Pacheco

Afirmação do senador foi feita em artigo publicado nesse sábado (26), na Folha de S. Paulo.

Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou que a decisão sobre a descriminalização das drogas não é uma competência do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto publicado nesse sábado (26) elenca críticas ao processo que tramita na Corte.

A publicação inicia com um questionamento e é seguido pela resposta do próprio senador. “A descriminalização do porte de drogas é competência do Supremo? NÂO”. O motivo seria especialmente pela atitude de diferenciar o porte que classificaria o usuário para o traficante, e que mesmo com esse número máximo, ainda há o crime.

Segundo Pacheco, a ação do STF protege não só os usuários, como acaba favorecendo “um planejamento do tráfico”. No mesmo artigo, o senador também critica o desrespeito à separação de Poderes, visto que o Judiciário estaria invadindo competências que também seriam do Legislativo, o que prejudica a democracia.

Em contraponto, os ministros Gilmar Mendes e Roberto Barroso se manifestaram diante de críticas semelhantes a de Pacheco, e negam que o STF esteja invadindo prerrogativas do Congresso, além de defender a união entre os Poderes para solucionar essa questão.

Até o momento, o placar de votação sobre a pauta está 5 a 1 para a descriminalização. Todos os ministros que já votaram se manifestaram a favor, enquanto Cristiano Zanin foi o único contrário à descriminalização. Por fim, a Corte ainda deve decidir sobre a quantidade máxima de entorpecentes que possam ser consideradas para consumo próprio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.