Fechar
GP1

Brasil

Walter Delgatti é condenado por caluniar procurador da Lava Jato

A decisão é da 1ª Vara Federal de Araraquara (SP), dada pelo juiz Osias Alves Penha.

O hacker Walter Delgatti foi condenado por calúnia contra o procurador da Lava Jato, Januário Paludo, em decisão da 1ª Vara Federal de Araraquara (SP). Ele afirmou, em entrevista à revista Veja, que Paludo recebeu dinheiro de um ex-diretor da Petrobras. A pena foi de um ano, um mês e dez dias.

Delgatti se baseou em áudios que ele obteve ao invadir celulares de autoridades e divulgar seu conteúdo a alguns órgãos de imprensa. Pelos crimes da “Vaza Jato”, ele já havia sido condenado a 20 anos de prisão, em outra sentença proferida em 21 de agosto pela Justiça Federal de Brasília.

O juiz Osias Alves Penha considerou que o hacker assumiu o risco de atingir a honra do procurador, ao acusá-lo sem a devida cautela de confirmar os fatos. A defesa alegou que Delgatti não teve a intenção de ofender Paludo, pois ele acreditava que o áudio retratava um caso de corrupção passiva.

A acusação contra Paludo foi investigada pela Corregedoria-Geral do MPF, que concluiu que não houve nenhum indício de infração disciplinar e arquivou o procedimento. O procurador é um dos membros mais antigos da força-tarefa da Lava Jato.

O juiz levou em conta a forma como o crime foi cometido, ou seja, o hacker fez a denúncia em revista de circulação nacional, com divulgação pela internet, o que disseminou a calúnia para um grande público. Cabe recurso a Delgatti.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.