Fechar
GP1

Brasil

Governo Federal cria o novo Concurso Nacional Unificado

Concurso público unificado será realizado simultaneamente em 179 cidades de todo o país, com prova única.

O Governo Federal criou um concurso público unificado para selecionar funcionários de ministérios e outros órgãos do serviço público federal. A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visa padronizar os procedimentos, aprimorar os métodos de seleção e zelar pelo princípio da impessoalidade.

O concurso público unificado será realizado simultaneamente em 179 cidades de todo o país, em uma única prova que abrangerá todos os cargos públicos efetivos. Diferentemente do modo de seleção atual, no qual cada órgão faz seu próprio processo e realiza as provas separadamente, o novo modelo pretende facilitar o acesso da população às vagas do serviço público federal.

A iniciativa foi proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, com inspiração no modelo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o secretário José Celso Cardoso Jr., do Ministério da Gestão, o objetivo é que o perfil do funcionário público esteja alinhado com o perfil da população, de modo a melhorar as políticas públicas e os serviços prestados à sociedade.

O decreto que estabelece o concurso público unificado foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (29). O edital com as datas, os conteúdos e as regras do certame será divulgado em breve pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Os interessados deverão se inscrever pela internet e pagar uma taxa de inscrição. O valor da taxa e o número de vagas ainda não foram definidos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.