Fechar
GP1

Brasil

Desmatamento no Cerrado atinge recorde na terceira gestão de Lula

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgou os dados na manhã desta sexta-feira (05).

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou, nesta sexta-feira (05), dados a respeito do desmatamento no Brasil durante o ano de 2023, o primeiro do terceiro mandato de Lula. De acordo com o levantamento, uma área de 7.828,2 km² no Cerrado foi desmatada no ano passado, o maior número para o período de janeiro a dezembro desde 2019, quando a série histórica da pesquisa na região teve início.

Em contrapartida, o desmatamento atingiu 5.151,6 km² da área da Amazônia Legal, o que representa uma redução de 50%, se comparado aos números de 2022. Além disso, o número é o menor desde 2018, quando foram registrados 4.951,4 km² de desmate na região.

Foto: Reprodução/iStockphotoDesmatamento no Cerrado
Desmatamento no Cerrado

No agregado do ano para os dois biomas, a perda de vegetação chegou a 12.979,8 km², uma queda de aproximadamente 18% em comparação a 2022, quando a taxa foi de 15.740,5 km². O total desmatado em ambas as regiões no último ano equivale a mais de oito vezes a área da cidade de São Paulo, por exemplo.

Os dados divulgados pelo INPE foram produzidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que mapeia e emite alertas com o objetivo de dar diretrizes para as ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de outros órgãos de fiscalização.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.