Fechar
GP1

Brasil

Juiz do Amazonas manda prender delegado que o acusou de corrupção

O delegado acusou o juiz Jânio Takeda de favorecimento pessoal e de facilitar a fuga de presos.

O juiz Jânio Tutomu Takeda, do estado do Amazonas, mandou prender o delegado Régis Cornelius Celegihni Silveira, após a autoridade policial acusar publicamente o magistrado de corrupção.

O juiz Takeda assinou um documento no qual imputa seis crimes ao delegado: injúria; desacato; denunciação caluniosa; desobediência a ordem judicial; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; e obstrução ao livre exercício da atividade judiciária.

Foto: Reprodução/ YoutubeJuiz Jânio Tutomu Takeda
Juiz Jânio Tutomu Takeda

O caso aconteceu durante uma inspeção feita na delegacia e gravada pelo próprio delegado. Régis Cornelius Celegihni Silveira é titular da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari, no interior do estado do Amazonas.

Durante a inspeção, o delegado acusou Takeda de ser “um dos maiores elementos de corrupção da cidade”. A acusação aconteceu depois de o delegado ter protocolado uma denúncia contra o juiz no Ministério Público do Amazonas.

Entenda a denúncia do delegado do Amazonas

A denúncia contra o juiz Jânio Tutomu Takeda foi protocolada pelo delegado Régis Silveira no órgão ministerial do estado do Amazonas e tem como base uma inspeção feita por ele ao assumir a delegacia, em janeiro de 2024.

Segundo a denúncia feita pelo delegado Silveira, os investigadores descobriram várias irregularidades na unidade policial. Uma delas é que um preso condenado pela Justiça, encarcerado há seis anos, usava livremente um celular na cela. De acordo com o delegado, o aparelho era usado pelo detento para falar diretamente com Takeda.

As informações dão conta que Silveira fez o criminoso confessar que o juiz Takeda facilitou a entrada do telefone. Além disso, a denúncia ainda acusou o magistrado de favorecimento pessoal e facilitação de fuga de presos.

Posicionamento da Associação dos Magistrados do Amazonas

Em nota, a Associação dos Magistrados do Amazonas reagiu em defesa do juiz. Confira:

Foto: ReproduçãoNota em defesa do juiz Jânio Takeda
Nota em defesa do juiz Jânio Takeda
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.