Fechar
GP1

Brasil

Deputado apresenta denúncia contra Lula no Tribunal Penal Internacional

No domingo (18), Lula comparou a ofensiva do governo de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto.

O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) anunciou sua intenção de apresentar uma denúncia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Penal Internacional de Haia. Esta medida é mais um dos esforços da oposição no Congresso para minar o presidente, em resposta ao seu discurso durante a cúpula da União Africana. Nesse discurso, Lula comparou a ofensiva do governo de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, uma analogia controversa que desencadeou reações negativas.

Nogueira expressou sua indignação, afirmando: “é inadmissível e irresponsável comparar situações incomparáveis, especialmente considerando o direito legítimo de Israel de se proteger e se defender. Declarações como as proferidas pelo presidente Lula apenas alimentam o discurso de ódio e o antissemitismo”. O parlamentar planeja protocolar a denúncia nesta semana no tribunal internacional.

Além disso, a oposição no Congresso está coletando assinaturas para um pedido de impeachment e planeja convocar o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos perante a Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Após o referido discurso, o presidente Lula foi declarado persona non grata por Israel, que também repreendeu publicamente o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer. Em resposta, o Itamaraty convocou Meyer de volta ao Brasil e realizou uma reunião com o embaixador israelense no país, Daniel Zonshine, expressando seu desconforto com o constrangimento causado ao diplomata.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.