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Camilo Santana: deficiência na educação é reflexo da má formação dos professores

No ensino básico, a influência de Paulo Freira deixa de lado o conteúdo para dar lugar às ideologias.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a deficiência na formação de professores é um dos motivos que fizeram com que o Brasil obtivesse um resultado desastroso no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que avalia a qualidade da educação dos países.

Isso está diretamente relacionado, por exemplo, ao resultado do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em que os egressos de cursos de licenciatura obtiveram nota inferior a 5, no exame que vai de 0 a 10.

Para tal resultado, é válido apontar a qualificação dos estudantes de licenciatura, pois, normalmente, são alunos que enfrentaram alguma deficiência no ensino básico. Vale observar que a nota de corte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pedagogia é uma das mais baixas, com 598,05 pontos.


Outro problema relacionado a essa deficiência na formação dos professores é a falta de ensino prático, visto que na Singapura, um dos países com o maior Pisa do mundo, há 47 disciplinas práticas e seis teóricas na Pedagogia, contrastando com o Brasil, que tem 19 disciplinas teóricas e 18 práticas.

Segundo o consultor educacional Gabriel Mendes, a influência de Paulo Freire também implica na crescente decadência da educação brasileira, especialmente porque os docentes procuram fomentar o pensamento crítico do aluno ao invés de ensiná-lo o conteúdo necessário de português, matemática, e outras áreas do conhecimento.

Ainda conforme Mendes, essa é uma das oportunidades que os educadores freirianos usam para propagar determinada ideologia. “É aquela coisa de você observar um fenômeno e refletir em cima dele. Mas o que você percebe é que muitos professores acabam, no final das contas, impondo um pensamento, transmitindo aquilo como se fosse a verdade absoluta. E que contestar terá sérios problemas”, afirmou o consultor.

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