Fechar
GP1

Brasil

Militantes do MST voltam a invadir fazendas da Embrapa em Pernambuco

A ação do MST ocorre às vésperas do lançamento do Programa Terra para Gente, do Governo Federal.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou, nesse domingo (14), por meio de nota, que voltou a invadir uma área de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido, na cidade de Petrolina, em Pernambuco.

Militantes também invadiram uma segunda área da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), usada pela Embrapa também no município pernambucano.

Segundo o movimento, as invasões fazem parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, ação que é conhecida como “Abril Vermelho”. Contudo, não há informação sobre o número de famílias presentes na invasão.

O grupo reivindica a desapropriação e assentamento sob alegação de que a área de 1,5 mil hectares é “improdutiva, ociosa e abandonada”.

Movimento cobra cumprimento de acordo

O integrante da direção nacional do movimento, Jaime Amorim, disse que o grupo voltou a ocupar a área da Embrapa pelo não cumprimento de um acordo pelo Governo Federal. "Essa área tínhamos ocupado no ano passado e saído com o compromisso assinado do Governo Federal de assentar todas as 1.316 famílias que estavam acampadas. Deixamos a Embrapa com esse compromisso. Foram 17 pontos acertados e nenhum deles foi cumprido. Agora nós voltamos para a Embrapa para lutar para que o governo cumpra a pauta firmada ano passado”, afirmou.

Programa Terra para Gente

A ação do MST ocorre às vésperas do lançamento do Programa Terra para Gente, do Governo Federal, para acelerar o assentamento de famílias no país que será anunciado nesta segunda-feira (15), pelo presidente Lula e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, no Palácio do Planalto.

O programa é uma promessa feita em 2023 pelo presidente Lula, que quer uma “prateleira de terras” improdutivas e devolutas para destinar à reforma agrária e à demarcação para quilombolas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.