Fechar
GP1

Brasil

Presidente Lula promete entrega da Transnordestina em 2027

O projeto é estratégico para o transporte de grãos, minérios, fertilizantes e combustíveis.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou as obras da Ferrovia Transnordestina em Iguatu, no Ceará, que está com 61% das obras concluídas e tem previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2027. O projeto é estratégico para o transporte de grãos, minérios, fertilizantes e combustíveis.

Segundo o chefe do executivo federal, o empreendimento é importante para a geração de empregos e a redução do custo do frete. Conforme Lula, a ferrovia é fundamental para o Brasil, que precisa de um sistema intermodal de transporte eficiente, composto por rodovias, ferrovias e hidrovias de qualidade.

A Transnordestina, que é de responsabilidade da empresa privada Transnordestina Logística S/A (TLSA), do Grupo CSN, ligará o sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, ao porto de Pecém, no Ceará, passando por 53 cidades. O projeto é um dos prioritários do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e recebeu, em 2023, investimento de R$ 269 milhões.

Além disso, a infraestrutura logística atenderá, entre outros, o escoamento de grãos da região do Matopiba, formada pelo estado do Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e Bahia. Isso contribuirá para a redução do custo e aumento da competitividade da produção brasileira no mercado externo.

Durante o evento em Iguatu, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinou a ordem de serviços para as obras do Ramal do Salgado, ligado à transposição do Rio São Francisco. A obra beneficiará a população de uma região frequentemente atingida por períodos de seca e também atenderá a região metropolitana de Fortaleza, maior centro urbano a ser beneficiado pelo Projeto da Transposição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.