Fechar
GP1

Brasil

Quase metade dos brasileiros não confia no STF, diz Instituto Opinião

O levantamento ouviu duas mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país.

Quase metade dos brasileiros afirmou não confiar no Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Opinião. O levantamento ouviu duas mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Entre as regiões, o Sul registrou o maior índice de desconfiança em relação à Corte, com 58,1% dos entrevistados. No Sudeste, esse número chegou a 50,1%. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, o percentual foi de 50,6%. No Nordeste, o cenário foi mais equilibrado: 25,7% disseram confiar muito no STF, 26,8% afirmaram confiar um pouco e 41,7% declararam não confiar.

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STFFachada do STF
Fachada do STF

No cenário nacional, 24,7% dos brasileiros afirmam confiar muito no STF, enquanto 22,2% confiam apenas um pouco. Já 4% não souberam responder ou preferiram não opinar.

O Congresso Nacional também enfrenta altos índices de rejeição. Apenas 1,4% dos entrevistados classificaram o desempenho da Câmara dos Deputados como "ótimo", e 8,2% como "bom". A maioria avaliou como "regular" (34,8%), enquanto 19,7% consideraram "ruim" e 30,1%, "péssimo".

No caso do Senado Federal, os números são semelhantes: apenas 1,6% classificaram o trabalho dos senadores como "ótimo", 7,7% como "bom", 35,1% como "regular", 18,2% como "ruim" e 29,9% como "péssimo".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.