O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) teve o nome incluído em uma pesquisa encomendada pelo partido Liberal (PL), e, ao que indica, será testado em um novo levantamento para presidente realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas. Além dele, nessa mesma pesquisa estão os nomes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A pesquisa será finalizada neste domingo (20), com divulgação prevista para depois da Páscoa. Recentemente, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou consulta com resultado de 80,2% de aprovação dos curitibanos sobre a gestão estadual de Ratinho Junior. Dos entrevistados na capital do Paraná, 66,6% avaliaram o governo estadual como ótimo ou bom.

Opções da direita para 2026
Alguns nomes de governadores têm sido cotados como possíveis opções de candidatos na disputa eleitoral de 2026. Um deles deve concorrer caso Jair Bolsonaro não consiga reverter a inelegibilidade.
Entre os possíveis candidatos que chefiam o Executivo estadual estão: Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil- GO) e Tarcísio de Freitas.
Testes de novos nomes divide opiniões
Aliados de Bolsonaro têm se dividido diante da sondagem precoce de um nome para substituir o ex-presidente no pleito de 2026. Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, declarou que, mesmo inelegível, o ex-mandatário deve registrar candidatura, como feito por Lula em 2018.
“Nós temos três planos: Jair, Messias e Bolsonaro. Na hora em que for pedido o registro da candidatura do presidente Bolsonaro, eu não acredito que o tribunal [TSE] vá negar. Não acredito na inelegibilidade. É uma forçação de barra gigantesca”, declarou o senador do PL.
O senador piauiense e presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, já reconheceu o potencial eleitoral de governadores como Tarcísio de Freitas e Ratinho Junior, demonstrando mais simpatia em anteceder os possíveis cenários da eleição em 2026. Mesmo assim, disse que gostaria de votar “em um Bolsonaro”.
Ver todos os comentários | 0 |