A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou apenas uma marca de creatina em testes que analisaram 41 suplementos disponíveis no país. O resultado foi divulgado pelo órgão nessa quarta-feira (23), que analisou os produtos de 29 empresas fabricantes.
A amostra aprovada em todos os ensaios é do produto Creatine Monohydrate – 100% Pure, da marca Athletica Nutrition e produzida pela ADS Laboratório Nutricional LTDA.

Entre os itens avaliados pela Anvisa estão: teor de creatina, adequação de rotulagem e presença de matérias estranhas. Nesses aspectos, no segundo semestre de 2024 a agência reuniu as creatinas mais vendidas no mercado brasileiro.
Dentro desses três itens avaliados, apenas um produto foi reprovado por conta do teor de creatina abaixo do regular. Isso porque o teor não pode variar mais de 20% ao descrito na rotulagem nutricional da embalagem, assim como atender valor de referência de 3.000 mg para este nutriente.
Segundo a Anvisa, a marca reprovada nesse requisito vai ser submetido a processo administrativo. “A única amostra com erro de teor de creatina está em processo administrativo e de apuração, o que não permite a divulgação da marca neste momento”, declarou o órgão.
Nesse mesmo estudo, todos os demais produtos possuíam incorreções de rotulagem, ou seja, 40 dos produtos analisados apresentavam algum erro de informação ou incorreção nos rótulos.
Ver todos os comentários | 0 |