O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluiu uma cartilha com orientações sobre como agir ao portar drogas durante abordagens policiais entre os materiais que concorrem ao Prêmio Maria Lúcia Pereira. A iniciativa foi inscrita pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), ligada ao Ministério da Justiça. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (24) pela revista Veja.
O material, desenvolvido pela Frente Mineira de Drogas e Direitos Humanos, tem como título: "Deu ruim? Fica frio. O que fazer se você estiver com drogas e for abordado pela polícia".

A cartilha funciona como um manual prático voltado principalmente a jovens usuários, dividido em três partes: orientações antes de sair de casa, recomendações para o momento da abordagem policial e instruções sobre como proceder caso sejam levados à delegacia.
Com um total de 16 páginas, o conteúdo sugere que os jovens evitem circular em áreas com forte presença policial e recomenda que não estejam sozinhos ao carregar substâncias ilícitas.
Outras instruções incluem não transportar grandes quantidades de drogas e retornar imediatamente para casa após a compra. De acordo com os responsáveis pela cartilha, o objetivo principal é reduzir o risco de confronto com a polícia e prevenir prisões por tráfico, especialmente entre jovens negros e moradores de regiões periféricas.
Ver todos os comentários | 0 |