O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou a indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para o novo ministro das Comunicações. O nome de Frederico de Siqueira Filho, presidente da Telebras, foi mencionado nesta quarta-feira (23) em reunião de Lula com Alcolumbre, Siqueira Filho e com o líder do União Brasil na Câmara, o deputado Pedro Lucas Fernandes (MA).
A previsão é que Frederico de Siqueira tenha o nome formalizado nesta quinta-feira (24). A indicação dele surgiu logo após o deputado Pedro Lucas recusar o convite do presidente. A negativa veio 12 dias depois do líder do União Brasil na Câmara ser anunciado como ministro pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman (PT).
Essa divergência provocou um constrangimento público para o Governo Lula, junto à exposição das dificuldades em se articular no meio político e a da fragilidade da base de apoio. Logo, Alcolumbre garantiu ao petista que indicaria um nome que possui perfil técnico para assumir a pasta das comunicações, sem filiação partidária.
Siqueira Filho assumiu a presidência da Telebras também sob indicação de Alcolumbre. Ele também é conhecido pela aliança com o líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB).
Com a oficialização, o presidente da Telebras deve assumir o comando do Ministério das Comunicações, cargo que está vago desde o dia 8 de abril. Nesta data, o então ministro Juscelino Filho (União Brasil-MA) renunciou ao seu posto na Esplanada após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), em que é acusado por corrupção passiva e desvio de emendas.
Carolina Matta
Ver todos os comentários | 0 |