Nesta terça-feira (08), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. O petista afirmou que o democrata deu um “cavalo de pau” contra o mundo e que a medida “não vai dar certo”. A crítica aconteceu após Trump aplicar taxação de 10% aos produtos importados. Agora, o Governo do Brasil está estudando se aplicará medidas a fim de ser reciproco as decisões do presidente dos EUA.
“Estou vendo o comportamento do Trump, não sei o que vocês pensam. Mas, acho que não vai dar certo. Ninguém pega um transatlântico daquele muito carregado e faz as coisas que estão acontecendo lá”, disse o petista em um evento da indústria da construção civil em São Paulo.
Lula ainda ressaltou que Trump “brinca” com o mundo “com quase 200 países que querem ter soberania e estabelecer um processo de harmonia”.
“Quantos anos vocês passaram ouvindo que era preciso defender o livre comércio e a globalização, e combater o protecionismo? E de repente o mundo tem um cavalo de pau em que o cidadão sozinho acha que ele é capaz de ditar regras pra tudo que vai acontecer no mundo”, disparou o petista.
Lula afirmou ainda que as decisões que serão tomadas levarão em consideração a realidade brasileira, contudo, ele não detalhou qual caminho o governo deve seguir em reação à taxação de Trump.
Lula repetiu também que governa com responsabilidade fiscal e não com “bravata e mentira, porque não deu certo”, e que a economia não dará um “cavalo de pau”. Ainda durante o discurso, Lula atacou também o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmando que o Brasil foi "semi-destruído", além tecer críticas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) no começo do mandato de que o país teria um baixo crescimento.
Ver todos os comentários | 0 |