Fechar
GP1

Brasil

Corrupção no INSS: delegado da PF confirma investigação contra sindicato do irmão de Lula

Depoimento contradiz versão do diretor-geral da Polícia Federal sobre operação que apura fraudes.

O delegado da Polícia Federal (PF) Carlos Henrique de Sousa confirmou que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) é, de fato, alvo de investigação que apura fraudes em descontos feitos em aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS. A declaração foi feita durante depoimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.

A fala do delegado contradiz a declaração anterior do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, que havia negado a existência de apurações contra o sindicato. O Sindnapi é uma entidade que tem ligação com Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: ReproduçãoFrei Chico
Frei Chico

Segundo Carlos Henrique, a representação inicial da investigação contra o sindicato conta com 247 páginas.

“O Sindnapi está sendo investigado. A própria representação inicial tem 247 folhas, e eu passei o fim de semana lendo o material para compreender melhor os detalhes da operação”, afirmou o delegado durante o depoimento.

O caso ganhou força sobretudo depois de um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) que diz que 76,9% dos beneficiários com vínculo ao Sindnapi negaram ter autorizado descontos. Do mesmo modo, o levantamento mostra um crescimento expressivo na receita do sindicato. Ela passou de R$ 23 milhões em 2020 para R$ 154 milhões em 2024, com maior volume durante o atual governo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->