O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), leu no início da noite desta terça-feira (17) o requerimento que autoriza a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta foi apresentada pela oposição ao Governo Lula (PT) no mês passado.
A CPMI irá apurar denúncias de um esquema que teria desviado cerca de R$ 6,3 bilhões por meio de descontos associativos não autorizados aplicados a aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. As investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU).

Embora o requerimento já tenha sido lido em plenário, a comissão ainda não tem data definida para ser instalada. Os trabalhos só devem começar após o recesso parlamentar, que vai de 17 de julho a 1º de agosto.
Nos próximos dias, os líderes partidários deverão indicar os 15 deputados e 15 senadores titulares, além dos respectivos suplentes, que irão compor a comissão. A CPMI terá um prazo inicial de 180 dias para concluir os trabalhos.
Ver todos os comentários | 0 |