O influenciador digital Daniel Penin, que reúne mais de 4,7 milhões de seguidores nas redes sociais, decidiu manter no ar um documentário com críticas à XP Investimentos, mesmo após decisão judicial que tenta impedir a veiculação do conteúdo. A liminar foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), sob pena de multa de até R$ 500 mil em caso de descumprimento.
O vídeo, intitulado “XP Investimentos – O $ do Impossível”, foi publicado no YouTube no sábado (14) e, até esta quinta-feira (19), já ultrapassava 450 mil visualizações. A obra sugere práticas consideradas enganosas na relação entre a corretora e seus clientes, o que motivou a XP a acionar a Justiça para impedir a divulgação.

A juíza de plantão responsável pela decisão também acolheu outro pedido da defesa da corretora e impôs segredo de justiça ao processo. Com isso, os detalhes da ação não podem ser acompanhados pela imprensa nem pelo público.
Mesmo diante da ameaça de multa milionária, Penin optou por manter o conteúdo publicado. Nas redes sociais, a repercussão do caso aumentou, e internautas passaram a replicar o vídeo em outras plataformas como forma de driblar a censura e ampliar o alcance do material.
O processo movido pela XP está sendo conduzido por um escritório de advocacia cujo titular é Rodrigo Fux, filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.
Ver todos os comentários | 0 |