Nessa terça-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Congresso um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho, data que marca a Independência da Bahia, o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.
Mesmo com 7 de setembro de 1822 sendo considerado a data da Independência do Brasil, vários conflitos contra os portugueses continuaram ocorrendo no país. A expulsão definitiva das tropas de Portugal ocorreu apenas quase um ano depois, no dia 2 de julho de 1823.

“É verdade que D. Pedro I fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, disse Lula em suas redes sociais.
Na postagem, Lula acrescentou que a aprovação da data também mostrará ao Brasil a importância da Bahia na independência do país. “Isso não é conhecido da história porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar ao Brasil inteiro que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência”, concluiu.
Ver todos os comentários | 0 |