Fechar
GP1

Brasil

Senador pede ao TCU suspensão de contrato milionário da Caixa Econômica com escritor Peninha

A contratação foi realizada em comemoração aos 165 anos da Caixa, que ocorrerá em 2026.

O senador Jorge Seif (PL-SC) solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a suspensão imediata de um contrato firmado pela Caixa Econômica Federal com a empresa PEN Publicações Ltda., controlada pelo jornalista Eduardo Bueno, o Peninha.

O acordo, de R$ 3,27 milhões, prevê a atualização de livros do autor, além da produção de uma websérie bilíngue em formato digital. Segundo Seif, a Caixa teria violado princípios de transparência ao dispensar licitação, sem justificar adequadamente a exclusividade do contrato. Para o parlamentar, partes do projeto poderiam ter sido contratadas separadamente, por meio de concorrência pública.

Foto: Reprodução/ Redes sociaisEduardo Bueno (Peninha)
Eduardo Bueno (Peninha)

A contratação foi realizada em comemoração aos 165 anos da Caixa, que serão completados em janeiro de 2026. Peninha já publicou dois livros sobre a história do banco, em 2002 e 2010. O novo contrato inclui reedições, traduções e conteúdo audiovisual.

Seif argumenta que a justificativa de inexigibilidade apresentada pela Caixa não demonstra a impossibilidade de concorrência em todas as etapas do projeto.

“Não é aceitável que um banco público, responsável pelo dinheiro de milhões de brasileiros, celebre um contrato milionário sem transparência e sem comprovar que o valor é justo. O TCU precisa agir com urgência”, afirmou o senador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.