Fechar
GP1

Brasil

Mãe de Oruam e sobrinho de Marcinho VP são considerados foragidos

Segundo as apurações, Márcia Gama teria desempenhado o papel de intermediária dos interesses do CV.

Nesta quarta-feira (11), a Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou a Operação Contenção Red Legacy, que teve como objetivo atingir a estrutura nacional da facção criminosa Comando Vermelho. Entre os alvos da ação estão familiares de um dos principais líderes do grupo, Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP.

De acordo com investigadores da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), a esposa de Marcinho VP, Márcia Gama, mãe do rapper Oruam e o sobrinho do traficante, Landerson, são apontados como responsáveis por intermediar a comunicação entre o líder preso e integrantes da facção que atuam fora do sistema penitenciário.

Foto: Divulgação/ PCERJViatura da Polícia Civil do Rio de Janeiro
Viatura da Polícia Civil do Rio de Janeiro

Durante o cumprimento dos mandados judiciais, ambos não foram localizados nos endereços associados a eles e, por isso, passaram a ser considerados foragidos da Justiça.

Segundo as apurações, Márcia Gama teria desempenhado o papel de intermediária dos interesses do Comando Vermelho fora da prisão. A suspeita é de que ela mantivesse contato com membros da organização e facilitasse a troca de informações entre líderes encarcerados e operadores que atuam em comunidades controladas pela facção. Para a polícia, esse tipo de atuação é recorrente em grupos criminosos estruturados, pois permite que chefes presos continuem influenciando decisões estratégicas e orientando atividades realizadas nas ruas.

Já Landerson, sobrinho de Marcinho VP, seria responsável por um papel de articulação dentro da estrutura do grupo. Conforme apontam os investigadores, ele atuaria como ligação entre integrantes da cúpula da facção, traficantes que operam nas comunidades e pessoas relacionadas a atividades econômicas exploradas pela organização.

Foto: Reprodução/InstagramMárcia Gama com o filho Oruam
Márcia Gama com o filho Oruam

Essas atividades envolveriam serviços, imóveis e outros negócios utilizados para movimentar recursos e fortalecer financeiramente a facção. As investigações indicam ainda que a participação de familiares ajuda a manter a estrutura hierárquica e o modelo de organização interna do Comando Vermelho, mesmo com muitos de seus principais líderes presos há décadas.

Considerado um dos nomes históricos da facção, Marcinho VP cumpre pena no sistema penitenciário federal. Ainda assim, de acordo com a polícia, ele continuaria exercendo influência sobre a estrutura e as decisões do grupo criminoso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.