Fechar
GP1

Brasil

União Brasil decide não lançar candidato próprio ao TCU e ajuda nome do PT

Indiretamente, o partido acaba dando força à candidatura do deputado petista Odair Cunha.

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, decidiu que a sigla não vai lançar candidato ao Tribunal de Contas da União (TCU) e disse a parlamentares que firmou um compromisso com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Indiretamente, o partido acaba dando força à candidatura de Odair Cunha (PT-MG), que é apoiado por Motta. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11) pelo jronal Folha de S. Paulo.

Com a decisão, o deputado Danilo Forte decidiu se desfiliar do União Brasil para se candidatar como independente. Ele enviou uma mensagem aos colegas de bancada, em que diz ter respeito a legenda ao não impor sua candidatura.

Foto: Marina Ramos/Câmara dos DeputadosDeputado Odair Cunha
Deputado Odair Cunha

“Minha lealdade e resignação foram respondidas com rodeios e adiamentos, com o desrespeito à vontade da bancada e uma mal disfarçada aliança com adversários”, afirmou o parlamentar no comunicado.

Apesar disso, ele ainda conta com alguns apoios da bancada. “Conto com a parceria de todos da bancada hoje mais do que nunca”, disse na mensagem aos outros deputados da legenda.

Da mesma forma, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) também saiu da disputa. O cenário evidencia o acordo fechado pela cúpula do União Brasil com Hugo Motta em relação à candidatura de Odair Cunha. O petista já soma 300 votos, considerando as bancadas que o apoiam.

Além de Cunha, estão na disputa Danilo Forte, Hugo Leal (PSD-RJ), Hélio Lopes (PL-RJ) e Adriana Ventura (Novo-SP).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.