Fechar
GP1

Brasil

Mauro Vieira conversa com Marco Rubio para não classificar PCC e CV como terroristas

O governo brasileiro avalia que a medida pode gerar riscos externos indesejados ao país.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone no domingo (8) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para tratar da possibilidade de o governo norte-americano classificar facções criminosas brasileiras como organizações terroristas estrangeiras. A informação foi divulgada pelo Metrópoles.

Durante a conversa, Vieira tentou convencer Rubio de que incluir o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho nessa lista poderia trazer consequências negativas para o Brasil, tanto no campo diplomático quanto econômico. O governo brasileiro avalia que a medida pode gerar riscos externos indesejados ao país.

Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilMauro Vieira
Mauro Vieira

Possível visita de Lula aos EUA

Além do tema da segurança, os dois chanceleres também discutiram a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington. A viagem estava prevista inicialmente para março, mas pode ser adiada para abril em razão da guerra no Irã e de questões na agenda internacional.

A proposta de equiparar organizações criminosas ligadas ao narcotráfico a grupos terroristas já foi debatida anteriormente no Congresso Nacional brasileiro. Atualmente, autoridades dos Estados Unidos avaliam formalizar a classificação no âmbito da política externa e de segurança do país.

Preocupação do governo brasileiro

O Palácio do Planalto mantém posição contrária à iniciativa. O governo brasileiro avalia que a medida pode abrir espaço para interferências internacionais sob o argumento de combate ao crime organizado, além de gerar impactos na economia nacional, como possível saída de investidores estrangeiros e prejuízos ao setor do turismo.

Nos bastidores, diplomatas também demonstram preocupação de que a classificação possa ampliar o alcance de políticas de segurança dos Estados Unidos na região, incluindo sanções e outras medidas contra grupos apontados como terroristas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.