O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do sistema de pagamentos Pix após críticas presentes em um relatório divulgado pela Casa Branca nesta quarta-feira (1º). A declaração foi feita durante evento em Salvador, nesta quinta-feira (2).
Segundo Lula, o documento norte-americano aponta que o Pix poderia distorcer o comércio internacional e prejudicar empresas do setor financeiro dos Estados Unidos. O presidente afirmou que não pretendia abordar o tema, mas foi incentivado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
“O Pix é do Brasil e ninguém vai fazer a gente mudar o Pix, pelo serviço que ele está prestando à sociedade brasileira”, declarou.
O relatório citado destaca preocupações de representantes do setor bancário dos Estados Unidos com o modelo brasileiro. Entre os pontos levantados está a avaliação de que o Banco Central favoreceria o Pix, colocando empresas estrangeiras de pagamento eletrônico em desvantagem. O documento também menciona a obrigatoriedade de adesão ao sistema por instituições financeiras com mais de 500 mil contas.
A crítica internacional ocorre em um contexto mais amplo de tensões comerciais e políticas entre Brasil e Estados Unidos, e tem sido utilizada pelo governo brasileiro como argumento em defesa da soberania nacional.
Nos últimos meses, o Pix passou a integrar o discurso político do governo, especialmente após medidas comerciais adotadas pelos EUA contra produtos brasileiros. A estratégia incluiu mudanças na comunicação institucional e o reforço de mensagens voltadas à autonomia econômica do país.
Apesar disso, o tema da soberania também tem dividido espaço com outras pautas sensíveis no cenário político, incluindo investigações e questionamentos envolvendo órgãos federais.
Criado pelo Banco Central, o Pix se consolidou como um dos principais meios de pagamento no país, sendo amplamente utilizado pela população pela rapidez, praticidade e ausência de custos em diversas operações.
Wanessa Gommes
Ver todos os comentários | 0 |