Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Mastologista alerta que câncer de mama também pode afetar homens

Apesar de raro, a Dra. Elisvania esclarece que o tumor também pode ser desenvolvido nos homens.

Surgiu na última década do século 20, o movimento popular conhecido como Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo. O nome que remete ao laço cor-de-rosa, simboliza o combate ao câncer de mama e estimula a participação de entidades, empresas e população em geral, a fomentar ações de prevenção da doença. Mas o que muita gente não sabe, é que o câncer de mama não se restringe apenas às mulheres, podendo afetar também pessoas do sexo masculino. 

Em entrevista ao portal GP1, a mastologista, ginecologista e presidente da Sociedade Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia, Elisvania Rodrigues da Silva, explicou que mesmo raro, os homens também podem ser vítimas do câncer de mama. “Os homens também têm tecido mamário e por isso podem desenvolver a doença, porém a detecção precoce é um problema para eles, que tendem a ignorar os nódulos mamários mesmo quando esses nódulos já estão grandes, resultando num diagnóstico em estágios mais avançados do que as mulheres”, afirmou.

  • Foto: ArquivoPessoalDra. Elisvania RodriguesElisvania Rodrigues

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama masculino representa 1% dos casos médios globais, ou seja, a cada 100 mulheres que descobrem o tumor, um homem também detecta a doença. O que mais preocupa os homens em relação à doença, é a questão do preconceito, que ocorre principalmente pela própria população masculina, em não querer ou não saber lidar com a situação. Mas assim como as mulheres, eles também podem fazer um diagnóstico por meio do exame precoce. 

“Alguns homens têm vergonha quando encontram um nódulo na mama e temem que alguém possa questionar sua masculinidade. Isto também pode retardar o diagnóstico precoce, reduzindo as chances de sucesso no tratamento. O exame precoce muda com relação ao diagnóstico nas mulheres, entre os principais fatores estão o tamanho da mama e a ausência de conscientização do homem sobre esse tipo de câncer. Como os homens têm pouco tecido mamário, é mais fácil de observar ou sentir pequenas massas, por outro lado, pelo escasso tecido mamário, os tumores não necessitam crescer muito para atingir a aréola, que é a pele que cobre a mama e os músculos sob a mama”, explicou Elisvania. 

Entre os principais sintomas estão o inchaço e nodulação, a pele ondulada ou enrugada, a retração do mamilo, a vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo e o inchaço na região próxima as axilas. “Para reduzir o risco de ter câncer de mama, o homem deverá manter um peso corporal ideal e restringir o consumo de álcool. As melhores estratégias para reduzir o número de mortes causadas por esta doença ainda são a detecção precoce e o tratamento imediato”, alertou a mastologista.

Mesmo raro, Elisvania destaca que um dos principais fatores para o desenvolvimento do tumor é o uso de estrógenos para o desenvolvimento mamário, mutações genéticas adquiridas e hereditárias são um dos principais fatores, podendo gerar vários tipos da doença. Ela enfatiza ainda que os homens que têm um alto risco para desenvolver o câncer de mama, como por exemplo, pelo histórico familiar, devem discutir o assunto com seu médico. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.