Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Doações de sangue precisam aumentar em todo o mundo, diz OMS

De acordo com a OMS, anualmente são recolhidos 108 milhões de doações

A Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta no Dia Mundial do Doador de Sangue celebrado hoje (14), que as doações voluntárias precisam aumentar rapidamente em pelo menos mais da metade dos países para garantir um suprimento de sangue seguro para os pacientes.

Imagem: DivulgaçãoDe acordo com a OMS, anualmente são recolhidos 108 milhões de doações(Imagem:Divulgação)De acordo com a OMS, anualmente são recolhidos 108 milhões de doações

De acordo com a entidade, anualmente são recolhidos 108 milhões de doações, a maioria em países de alta renda, onde estão menos de 20% da população, sendo nove vezes maior do que em países de baixa renda.

A OMS recomenda que todos os países do mundo estabeleçam serviços de doação de sangue voluntários e não remunerados, para que não falte estoque. De acordo com informações da EBC, apenas 62 países têm o total do seu fornecimento de sangue a partir de doadores voluntários.

O sangue ou outros componentes existentes nele, como as plaquetas, células vermelhas e plasma, podem ser usados para tratar doenças como a Falciforme e a Talassemia, além de doenças que necessitam da transfusão frequentemente. O sangue também pode ser essencial em cirurgias e situações de emergência, como acidentes. Cada doação voluntária pode salvar até três vidas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.