Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Brasil vive o pior surto de febre amarela em 37 anos

Já foram registrados 88 casos, com 43 mortes, o maior número desde 1980.

  • Foto: DivulgaçãoVacina contra febre amarelaVacina contra febre amarela

O Brasil vive o pior surto de febre amarela desde 1980, quando os dados da doença passaram a ser registrados pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Estadão, até esta quinta-feira (26), já foram confirmados 88 casos, com 43 mortes.

Quase a totalidade dos registros se concentra em Minas Gerais, com 84 confirmações e 40 óbitos. Além da explosão desses números, a infecção se alastra pelo país. Além disso, Mato Grosso do Sul e Goiás, que este ano ainda não haviam notificado suspeitas, informaram recentemente que dois casos estão sob investigação.

Os registros em análise também subiram de forma muito rápida e expressiva. Em Minas Gerais, 383 casos estão sendo analisados. No Espírito Santo, são 32. Além disso, outros seis estão em análise na Bahia e contando casos de Mato Grosso do Sul e Goiás, são 423 suspeitas.

Para tentar conter esse surto, o Ministério da Saúde está distribuindo vacina contra a febre amarela para populações que residem em 18 Estados, além do Distrito Federal. A imunização pode ser feita a partir dos 6 meses de idade, desde que respeitadas contraindicações.

Embora esteja no calendário vacinal de boa parte do território do País, a cobertura nacional é baixa: 65%. O recomendado é que pelo menos 95% da população da área de risco esteja imunizada contra a doença.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.